Doutoranda em Educação na
Universidade Nove de Julho, Mestre em Educação pela PUC-SP e Especialista em
Educação Física Escolar pela FMU. Licenciada em Educação Física pela
Universidade de Santo Amaro (2005). Atualmente é professora no curso de
Educação Física da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Tem experiência na
área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente
nos seguintes temas: Currículo, políticas educacionais, sistematização de
conteúdos, Educação Física, prática de ensino, didática, história, autonomia e
identidade profissional.
Resumo do trabalho
"Este trabalho busca
analisar os mecanismos que professores de Educação Física utilizam para
integrar seus saberes e atuar com autonomia diante de uma Proposta Curricular
para a Educação Física do Estado de São Paulo. Trata-se de focalizar a
autonomia dos professores pesquisados a partir das perspectivas de estudo da
epistemologia da prática docente e identidade profissional. A escolha do tema autonomia do professor surge da observação do impacto da
Proposta Curricular do Estado de São Paulo, de 2008, no cotidiano escolar e das
dificuldades encontradas pelos professores em relação às situações de
aprendizagem explanadas na proposta, assim como em relação às estratégias a
serem utilizadas. A autonomia dos professores está ligada a uma contínua
reconstrução de sua identidade profissional e dos mecanismos que utiliza para
integrar seus saberes às demandas provenientes da proposta curricular. Os resultados
permitem afirmar que: a proposta limita a autonomia dos professores de Educação
Física no que se refere à elaboração e planejamento de suas aulas, mas, ao
mesmo tempo, tem desencadeado movimentos de busca de novos conhecimentos sobre
a disciplina. A situação de imposição e de cobranças a que os professores
afirmam estar sujeitos em relação à proposta tem resultado em mecanismos de
adaptações da proposta e mudanças na prática pedagógica A autonomia que os
professores manifestam diante da proposta depende, de um lado, de seu percurso
pessoal e formação profissional e, de outro, das condições objetivas de
exercício da prática pedagógica, aos quais está ligada sua identidade
profissional. Os professores aderiram à proposta em decorrência da valorização da
Educação Física pelos diferentes atores da comunidade escolar, após sua
implantação. As práticas pedagógicas dos professores foram, em parte,
transformadas pela proposta, pois também a consideram necessária para a
proposição de novos princípios para o seu trabalho, mas continuam marcadas por
concepções tradicionais da Educação Física e preferência pela área de
treinamento esportivo, que ainda permanecem, ao lado das exigências da nova
proposta, influenciando sua prática docente."
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