sexta-feira, 26 de junho de 2015

Autonomia e identidade profissional de professores de Educação Física diante da Proposta Curricular do Estado de São Paulo

Tatiana Pereira de Freitas

Doutoranda em Educação na Universidade Nove de Julho, Mestre em Educação pela PUC-SP e Especialista em Educação Física Escolar pela FMU. Licenciada em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (2005). Atualmente é professora no curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, políticas educacionais, sistematização de conteúdos, Educação Física, prática de ensino, didática, história, autonomia e identidade profissional.

Resumo do trabalho

"Este trabalho busca analisar os mecanismos que professores de Educação Física utilizam para integrar seus saberes e atuar com autonomia diante de uma Proposta Curricular para a Educação Física do Estado de São Paulo. Trata-se de focalizar a autonomia dos professores pesquisados a partir das perspectivas de estudo da epistemologia da prática docente e identidade profissional. A escolha do tema autonomia do professor surge da observação do impacto da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, de 2008, no cotidiano escolar e das dificuldades encontradas pelos professores em relação às situações de aprendizagem explanadas na proposta, assim como em relação às estratégias a serem utilizadas. A autonomia dos professores está ligada a uma contínua reconstrução de sua identidade profissional e dos mecanismos que utiliza para integrar seus saberes às demandas provenientes da proposta curricular. Os resultados permitem afirmar que: a proposta limita a autonomia dos professores de Educação Física no que se refere à elaboração e planejamento de suas aulas, mas, ao mesmo tempo, tem desencadeado movimentos de busca de novos conhecimentos sobre a disciplina. A situação de imposição e de cobranças a que os professores afirmam estar sujeitos em relação à proposta tem resultado em mecanismos de adaptações da proposta e mudanças na prática pedagógica A autonomia que os professores manifestam diante da proposta depende, de um lado, de seu percurso pessoal e formação profissional e, de outro, das condições objetivas de exercício da prática pedagógica, aos quais está ligada sua identidade profissional. Os professores aderiram à proposta em decorrência da valorização da Educação Física pelos diferentes atores da comunidade escolar, após sua implantação. As práticas pedagógicas dos professores foram, em parte, transformadas pela proposta, pois também a consideram necessária para a proposição de novos princípios para o seu trabalho, mas continuam marcadas por concepções tradicionais da Educação Física e preferência pela área de treinamento esportivo, que ainda permanecem, ao lado das exigências da nova proposta, influenciando sua prática docente."

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