As práticas realizadas pelos
profissionais de Educação Física e esportes no âmbito dos clubes, das academias
e das escolas são marcadas por características bem peculiares que as
distinguem. Estas marcas formam a cultura institucional, de uma forma geral, e
a cultura escolar, mais específica na Educação Física Escolar. A cultura
escolar constitui um processo em construção, para a qual concorrem a formação e
a experiência de vida e profissional de cada professor de Educação Física. A
diversidade de situações e experiências pessoais é condensada neste processo de
construção da cultura escolar, experiências, situações e vivências que muitas
vezes não são valorizadas e acabam perdidas ou trocadas ao longo da carreira
profissional.
Assim, torna-se importante que o
profissional de Educação Física tenha acesso a atualizações concernentes à sua
área de trabalho, de maneira a contribuir para a construção da cultura escolar.
Entre estas atualizações está o contato com novas vertentes que fundamentam a
Educação Física, como as pesquisas recentes que são realizadas por
pesquisadores da área da Educação Física e esportes e que podem contribuir para
completar a formação do professor; novas modalidades esportivas que surgem como
possibilidades para alunos e escolas; e relatos de experiências de
profissionais que se realizaram na área do esporte como fator de motivação
profissional.
Entre as atividades e modalidades
esportivas que oferecem novas perspectivas para o trabalho educativo listamos o
Tênis, o Badminton, o Rugby e o Futebol de Mesa.
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