sexta-feira, 26 de junho de 2015

História do Badminton

Badminton na escola

No dia 22 de agosto no nosso Curso teremos espaço reservado para o Badminton, sob a responsabilidade do Professor Waldemar Teixeira Pinto Júnior, Coordenador da 1ª Região da Federação Paulista de Badminton (FEBASP). Segue abaixo um pouco da história da modalidade, texto que está na apostila da FEBASP que será distribuída aos participantes:

A origem do Badminton é algo nebuloso. Há relatos que o Badminton originou-se numa prática disputada na China no Século V a.C. com os pés e uma peteca denominada Ti Jian Zi.
Na antiguidade, há mais de dois mil anos na Grécia, existia um jogo chamado “Tamborete e Peteca” (Battledore e Shuttlecock) que era praticado por adultos e crianças. O objetivo do jogo era rebater uma peteca com tacos, evitando-se que a mesma caísse no chão.
Sabe-se que foi jogado em outras épocas na China, Inglaterra, Polônia e um célebre quadro francês, Volant, de Bósia, prova que já era praticado em sua época (1762-1832).
A história do Badminton moderno começa na índia onde em 1870 oficiais da marinha britânica conheceram um jogo chamado Poona . O Poona passou a se chamar Badminton quando estes oficiais levaram o jogo para a propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra.
Numa tarde de 1873, as filhas do Duque de Beaufort espetaram penas numa rolha de champanhe e levaram o jogo dos jardins para o Salão Grande do Castelo de Badminton, a casa de campo da família, para fugir da chuva. O jogo mostrou-se perfeito para ambiente fechado - sem vento para peteca leve e aconchegante para a nobreza.
Quatro anos mais tarde (1877) e o Badminton já tinha regras oficiais publicadas e ganhava praticantes na Irlanda e Escócia. Em 1887 e 1890 a regras foram revisadas ficando muito parecidas como as de hoje.
Rapidamente se espalhou pelo norte da Europa, pelo Canadá e pela Nova Zelândia.
Em 1893, foi fundada a Associação Inglesa de Badminton (The Badminton Association of England) que organizou o 1º Campeonato para Homens em 1899.
De 1903 a 1909, o All England torneio foi disputado na sede do London Rifle Brigade em Bunhill Row, Londres.
Fonte: The Telegraph, da Inglaterra (Geoff Hinder: Badminton All England 2010: History, 06 de marco de 2010).
Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (antiga IBF e atual BWF - Badminton Word Federation) com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales.
Na década da 1940, já era praticado na África e em muitos países da Europa.
Em 1940 a antiga IBF e atual BWF organizou o 1º Torneio Internacional por equipes masculina, a Thomas Cup, Troféu doado por Sir George Thomas.
Oito anos mais tarde, em novembro de 1948, foi realizada a primeira competição entre países. A Malásia, então parte do Império Britânico, foi a primeira vencedora, iniciando assim a supremacia dos países da antiga Indochina nesse esporte.
Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estréia do esporte nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Dominado por países asiáticos, como Indonésia, China e Coréia do Sul, o esporte tem cinco diferentes modalidades em Olimpíadas: jogos de simples masculinas e femininas, duplas masculinas e femininas e duplas mistas. O Badminton também esteve presente nas Olimpíadas de Munique-1972 como Demonstração e nas Olimpíadas de Seul-1988 como Exibição.
Hoje em dia, existem cerca de 160 países membros da BWF.
Existem, na atualidade, seis torneios principais promovidos pela BWF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.
Em 1995, o Badminton foi incluído nos XII Jogos Panamericanos em Mar Del Plata.
No Brasil, o Badminton passou a ser praticado de forma competitiva a partir de 1984 com a realização da I Taça São Paulo, organizada pela Associação Paulista de Badminton-APB e com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo – SEME.
Em 1984 o Brasil participou do I Campeonato Sul Americano e em 1985 ganhou o II Campeonato Sul Americano. Os dois primeiros torneios foram realizados em Buenos aires Aires.
Em 1987 o Brasil participou pela primeira vez de um Campeonato Panamericano de Badminton realizado em Lima (Peru).
Até 1987 a APB era a única entidade que organizava torneios de Badminton no Brasil.
Em 1988 foi criada a Federação Paulista de Badminton-FPB que passou a ser representante junto a antiga IBF, atual BWF. Os fundadores da FPB foram os clubes Associação Esportiva Dragão, Associação Brasileira a Hebraica e o São Paulo Futebol Clube.
Em 1990, o Brasil sedia o IV Sul Americano de Badminton em Mairinque-SP com vitória do Peru e o Brasil ficou em 2º lugar.
Em 1993 é criada a Confederação Brasileira de Badminton – CBBd, tendo como fundadores a Federação Paulista de Badminton, Federação de Badminton de Brasília e Federação Catarinense de Brasília.
Em 1993 o Brasil ganha a sua primeira medalha de bronze no Panamericano realizado na Guatemala.
Em 1994 a CBBd filia-se ao Comitê Olímpico Brasileiro.
Em 1995, o Brasil participa pela 1º vez dos Jogos Panamericanos em Mar del Plata e do Campeonato Mundial de Equipes Mistas – Sudirman Cup, tendo ficado em 3º lugar no seu grupo de 5 países.
Em 1997 e 1999 o Brasil ficou em 5º e 4º lugares respectivamente no seu grupo de 8 países.
Em 1996 o Brasil participa do Campeonato Panamericano Infanto-Juvenil em Porto Rico, tendo obtido medalha de Prata em simples masculino e medalhas de bronze em duplas masculino e mistas.
Em 1997 o Brasil organiza o 1º Campeonato Sul Americano Infanto-Juvenil de Badminton em Campinas no Clube Fonte São Paulo. Neste torneio o Brasil conquistou 5 medalhas de ouro nas categorias sub-19 e sub-17.
Em 1998, o Brasil organiza o VI Sul Americano de adultos em Campinas no Clube Fonte São Paulo. Foi o campeonato Sul Americano com o maior número de países : Brasil, Argentina, Chile, Peru, Suriname e Uruguai. No torneio por equipes o Brasil ficou em 2º lugar e no individual o Peru conquistou todos os títulos. Neste mesmo ano o Brasil participa do Panamericano Juvenil no México.
Em 1999 o Brasil participa dos Jogos Panamericanos de Winnipeg, alcançando o 4º lugar em dupla masculina.
Em 2000, o Brasil participa do Panamericano Infanto-Juvenil em Cuba conquistando duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze nas categorias menores de 15 anos em simples e dupla masculina.
Em 2001 o Brasil conquistou medalha de Bronze em duplas no Panamericano de adultos.
Em 2003 o Brasil participa dos Jogos Panamericanos de Santo Domingo.
Em 2004 o Brasil participa do Panamericano Infanto-Juvenil de Badminton em Lima-Peru.
Em 2006 o Brasil conquistou 5 medalhas de ouro no Panamericano Infanto-Juvenil em Campinas.
Em 2007 o Brasil participa dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro e do Panamericano Infanto-Juvenil em Puerto Vallarta (México).
Pela primeira vez, o Brasil conquistou uma medalha de bronze em dupla masculina formada por Guilherme Pardo e Guilheme Kumasaka.
Em 2008 o Brasil participa do Panamericano Infanto-Juvenil na Guatemala.
Em 2009 o Brasil participa do Panamericano Infanto-Juvenil em Porto Rico e dos Jogos Sul Americanos Juvenis na Colômbia.
Em 2010 o Brasil participa do Panamericano Júnior na República Dominicana conquistando 22 medalhas, sendo 5 de ouro, 6 de prata e 11 de bronze. Sedia também o 6º Sul Americano no Piauí.
Em 2011, através de uma pesquisa realizada em Santos, constatou-se que o Badminton chegou ao Brasil em 1938 no Clube dos Ingleses.
O Brasil conquista a inédita medalha de prata por equipes no Pan Jr da Jamaica.
Pela primeira vez o Brasil conquistou uma medalha em simples em Jogos Pan Americanos. Foi com o atleta Daniel Paiola que ganhou a 3º posição em Guadalajara.

Em São Paulo, temos Torneios Regionais que são classificatórios para os Campeonatos Estaduais. Além desses, temos também Torneios Seniores, de equipes mistas jovens e seniores, universitários e interescolares.


Informações podem ser obtidas pelo e-mail febasp@febasp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário